Natan Cavalcante e Samara Monteiro, 18 e 19 anos, estudantes de Jornalismo e Direito, respectivamente. Concordamos, discordamos, questionamos e expomos nosso ponto de vista como juventude pensante e participativa na sociedade. Aqui é sempre fim de tarde, num parque onde todos os bancos são nossos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ética, por quê nos abandonastes?

Hoje vivemos num mundo tipicamente capitalista, considerando isso, fica difícil encontrar a ética de modo integral. Sociedade onde o dinheiro é o principal motivador para a destruição de qualquer obstáculo, ainda que tais barreiras sejam os valores morais.
Filosofar sobre honestidade e respeito moral ou ético no contexto atual do nosso país, náo é menos do que hilário. Acreditar que algum resquício daqueles ainda habite nossos representantes políticos ou mesmo nós cidadões comuns, é algo bem questionável. Talvez até, aqueles valores tenham perdido seu valor, sendo assim desprezados e expulsos de nossas vidas.
Considere-se sortudo se você já teve contato com um dito"certinho", espécie em extinção nesse país, onde o "jeitinho brasileiro" consegue cada vez mais adeptos. Nação mejestosa, onde os escândalos políticos borbulham a cada semana de maneira reinventada, mas nem nos espatam mais, achamos até graça dessa tal ética política. Oh, pátria amada, será que ainda corre por essas ruas planejadas pelo famoso arquiteto Oscar Neymier, se é que um dia correu, o respeito com a moral?
Nos habituamos com esse jeito que nos foi imposto, se falrmos de maneira histórica, lembrando-nos do nosso processo de formação, mas não podemos mais aguentar isso. Queremos um "basta" nisso tudo, queremos mais "certinhos", vamos voltar a valorizar os ensinamentos familiares, quem sabe assim poderemos chegar um dia a entender melhor o conceito que é a ética na sociedade.

*****OBS****: Esta foi minha redação do Enem, que está cheia de erros triviais(a começar pelo título), que só notei agora. ME FERREI!!!!!
*Por favor comentem!

2 comentários:

  1. Nataaan ficou boa a redação
    mas algumas coisas:

    cidadões foi fogo! é cidadãos KKKKK
    valores terem perdido o valor também não soou legal
    o nome do arquiteto é oscar niemeyer
    e algumas coisinhas de vocabulário oral também

    mas tirando isso ficou legal sim! mas quem se importa com esse enem, hein? eu to ENEM aí! aiuhieuhiauheiuae [entendeu? :P ]

    você também não iria estar, já que está em 22º pra ufpb! KKKKKKKKKKKKKKKKK beijos

    ResponderExcluir
  2. você também não deveria estar, eu quis dizer

    ResponderExcluir